sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Ser Espiritual!

Simples em sua complexidade,
é bem assim o Ser realmente Espiritual:
Não é um ser pacatamente virtuoso, não é o centro da divina fé, não é uma alma dogmaticamente mansa e domesticada para encampar docilmente as crenças tradicionais. O Ser integralmente Espiritual é um intrépido aventureiro dos mundos ignotos, com ânsia de conhecer e estudar o imutável, um genial sonhador do infinito, uma alma empolgada pela dinâmica inquietude metafísica dos insatisfeitos, dos insaciáveis, dos descontentes com o que todos sabem e fascinado pelo que todos ignoram. " Ser" Espiritual significa passar a dar prioridade às coisas espirituais, olhar para as coisas que são de dentro, manifestar imensa gratidão com a natureza, do àtomo às galáxias, do ínfimo grão de mostarda ao Girassol que acompanha o Sol, da água que bebe aos grandes mares que banham sua morada, além de direcionar sua atenção às perguntas sem respostas e entender que vivendo em relação espiritual com a Providência, automaticamente a vida material reage com o toque celestial, de acordo com sua vontade.
O Ser Espiritual interpreta, compreende e entende com discernimento citações, trechos e parábolas de grandes livros religiosos. Ele analisa e interpreta tudo e todos espiritualmente, pois sabe que tudo que vivencia, todas as expiações são obras das Leis Naturais do Universo reagindo com escolhas e reações humanas. O Ser Espiritual alimenta seu corpo físico e o mantém sadio e equilibrado, mas sacia sua sede de aprendizado e seu processo evolutivo com discusões, estudos e disciplinas espirituais, sem vínculos dogmáticos e/ou simbólicos. Ele agrega em sua bagagem farto conhecimento espiritual, mas não é soberbo, pois compartilha seus conhecimentos, preferindo o anonimato como garantia de humildade.
O Ser Espiritual não condena vícios, mas disciplina os excessos, usufruindo de seu corpo físico e de suas habilidades para vivenciar intensamente as provas e expiações que lhe são propostas, explorando os limites do corpo e da mente. Como bom estudioso dos mistérios da morte, aguarda sua chegada vestido com traje de gala, pois somente após a morte é que se conhecerá a verdade absoluta. Ele não cultua pessoas, imagens e símbolos onipotentes, pois sabe que a Providência, em sua infinita sabedoria, espera da humanidade apenas a prática do Amor e da Caridade. O Ser Espiritual, surdo aos barulhos da turbamulta dos deslustros e às teses dos catedráticos, escuta intensamente vozes do grande silêncio que grita além de todos os ruídos estéreis, e o que esse silêncio anônimo lhe sugere é mais sedutor do que tudo o quanto os discursos e os sermões dos sabidos e afamados possam lhe dizer...
Eu busco com todas as minhas forças preencher tais requisitos!
NAMASTE!

Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Postar um comentário