terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Pensamentos, Emoções e Sentimentos!

O bem maior da humanidade é a realização completa de sua razão, conseguindo dominar os seus sentimentos e desejos e, a partir daí, todos eles perdem seu sentido de ser. Em uma camada mais profunda, toda e qualquer ação foi resultado de emoções e sentimentos, estes que resultaram de um único pensamento.
Indo um pouco mais além, sendo objetivo e sem devanear, Instinto/Intuição (existe diferença entre um e outro!) geram pensamentos e, conforme emoções e sentimentos, podemos (ou não!) torná-los pensamentos dominantes e... AÇÃO!
Mas toda força criativa não é acionada diretamente pelo pensamento. Ações criativas são decorrentes de emoções e sentimentos. Portanto, os sentimentos desempenham um papel muito importante, porque são eles que acionam todos os pensamentos dominantes e a materialização das ações. Nosso subconsciente é a sede de todas as emoções, de todos os sentimentos, e nossa consciência é apenas uma área mental onde são registrados as emoções e os sentimentos já experimentados. Esta é a razão porque as emoções e os sentimentos gravados no subconsciente se manifestam com tanta força, pois emoções e sentimentos são como alertas de caminhos a seguir, avisos muitas vezes ignorados de nosso atual estado de espírito.
É chegado o momento onde é fundamental diferenciar emoções de sentimentos. Na verdade emoções e sentimentos caminham muito perto um do outro, até porque afloram do mesmo ponto, do subconsciente, mas as emoções são mais primitivas, instintivas, carentes de censura, enquanto que os sentimentos são emoções filtradas pela consciência e pela evolução do espírito.
Portanto, temos etapas nitidamente definidas:

1) Instintos/Intuições;
2) Pensamentos;
3) Emoções/Sentimentos;
4) Pensamentos Dominantes;
5) Ações e Materialização.

O grande desafio está no processo e grau evolutivo do indivíduo, ou seja, se ele aceita ser movido pelos instintos e a irracionalidade (Emoções!) ou pela sua bagagem de experimentações e espiritualidade, assumindo seu livre-arbítrio e todas as suas conseqüências (Sentimento!).
A emoção é um estado afetivo intenso, muito complexo, proveniente de reações ao mesmo tempo mentais e orgânicas, sob a influência de certas excitações internas ou externas. Na emoção existe forte influência dos instintos, das inferioridades e da irracionalidade.
O sentimento se distingue da emoção por estar revestido por um grande número de elementos intelectuais e racionais. No sentimento existe alguma elaboração no sentido do entendimento e compreensão, já acontecendo uma aproximação da reflexão e do livre-arbítrio, da espiritualidade, da racionalidade e do grau de evolução humana.

Alegria é um Sentimento... Euforia é Emoção!
A Alegria é espontânea, na maioria das vezes não depende de um motivo ou causa, ela simplesmente acontece e transborda, é calma e contagiante. Já a Euforia atropela, é inadequada, incomoda e é pouco diplomática. Normalmente, após a Euforia seguem quadros de frustração, depressão e apatia.

Tristeza é um Sentimento... Depressão é Emoção!
A Tristeza é inevitável em algumas situações da vida, mas ela pode ser vivenciada juntamente com a Paz, porque acontece a compreensão de que tudo é passageiro e transitório, como também aprendizado. Depressão é o mergulho melancólico e caótico do autoflagelo emocional e da desesperança.

Medo é um Sentimento... Pânico é Emoção!
Os medos são muitos e até servem como autoproteção, autopreservação ou alerta. Pânico é o medo constante, sem motivo aparente ou real, que paralisa, revelando falta de lucidez e confiança. Coragem (Coração + Ação!) é agir com medo!

Raiva é um Sentimento... Ódio é Emoção!
É humano expressarmos o sentimento de raiva, até como um posicionamento, um discernimento. Mas este sentimento deve ser rápido, passageiro, o tempo de aprender como transformá-lo em atitudes realizadoras, oportunidades do exercício da paciência, tolerância e compreensão. Jamais deixe que a Raiva se transforme em Mágoa, Rancor ou Ódio, pois este é o caminho da autodestruição.

Amor é um Sentimento...
Paixão é Emoção!

O Amor anima e liberta. Junto com a Paixão vem de brinde o Ciúme, a Dor, a Insegurança e a Possessividade. Quantos casos conhecemos em que Paixões foram avassaladoras, destruidoras e maléficas?
Quanto já se viu o Amor construindo, fomentando o Bem e a Paz?

Quando temos um sentimento desagradável, o primeiro desejo é evitá-lo. Porém, o ideal é voltar ao consciente, oxigenar literalmente sua mente, trazendo clareza e observação, identificando este sentimento em silêncio.
Trazendo a respiração consciente à pauta, quando inspiro, tomo consciência de que há um sentimento predominante. Expirando, percebo claramente a natureza deste sentimento. A respiração consciente é a forma mais poderosa à nossa disposição para nutrir e fortalecer o poder construtivo das questões emocionais e afetivas. Através da respiração consciente é possível entrarmos rapidamente em contato com nossos sentimentos, observá-los por uma ótica mais clara, oxigenada e, retomando o controle, administrá-los. Se a respiração for leve e tranqüila — resultado natural da respiração consciente — mente e o corpo se tornam leves, tranqüilos e claros, e os sentimentos acompanham tal leveza.
Se o sentimento é desagradável, como Raiva, Tristeza ou Medo, nomeados e identificados com clareza, fica mais sincera, profunda, organizada e planejada a forma de lidar com ele.
As filosofias orientais dominam este conhecimento e fazem uso desta ferramenta há milênios. Inclusive, de uma forma geral, os orientais não enaltecem aquele que alcançou o topo, e sim aquele que obteve o controle do poder de realização da força de seus pensamentos, emoções e sentimentos, em comunhão com uma devida respiração consciente e disciplinada.
Na cura dos sentimentos desagradáveis é fundamental o Amor e a prática da caridade. Não acredite em transformações sem Amor nem tampouco rejeite tais sentimentos ruins, mesmo porque, através da observação consciente, os sentimentos desagradáveis podem ser muito esclarecedores, proporcionando revelações e compreensão a respeito de nós mesmos, da nossa sociedade e, inclusive, alicerçando conclusões sobre os diversos graus da evolução humana. As emoções nos levam às ilusões, às falsas expectativas e à distorção da realidade. Ficam comprometidos o discernimento e a capacidade de julgamento, faltando a luz da Providência engajada em nossa evolução espiritual. Por outro lado, os sentimentos nos fazem crescer, expandem nosso Universo, e o sentimento puro e verdadeiro traz Compreensão, Amor, Perdão e uma límpida sensação de Paz!
Portanto, fique atento a seus Instintos e Intuições, faça uma análise clara de seus pensamentos e emoções, gere sentimentos sadios... e AÇÃO!
NAMASTE!

Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Postar um comentário