sábado, 20 de novembro de 2010

Consciência Afrodescendente!

Negão, Preto, Pretinho, Negrinho, Ébano...
Nêga, Mulata, Sarará, Marrom Bombom, Afrodescendente...
Não faltam apelidos carinhosos e nomes pejorativos para definir e se referir à turma que a Providência carregou de Melanina. Eles são diferentes, parece coisa de pele, de gueto, mas na verdade a Providência também os presenteou com um estado de espírito festivo e guerreiro, que contagia a todos. Hoje, 20 de Novembro, é oficialmente comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra, mas as comemorações já acontecem desde ontem, com shows, por exemplo, de Martinho da Vila na Praça Quinze, na cidade do Rio de Janeiro - RJ, e outros shows e apresentações, como a de Elza Soares, Luiz Melodia, Marcelo D2, Grupo Revelação, Neguinho da Beija-Flor, Escolas de Samba e Jongo, entre outras atrações.
--- “É um feriado importante para a meditação. Não é um dia só de negro. É para gente de todas as cores. Dia do brasileiro pensar na participação do negro na formação deste país!”, diz Martinho, que em 1988 criou o enredo campeão pela Vila Isabel, ‘Kizomba, Festa da Raça’, no qual já agradecia Zumbi pela luta. E por falar em Zumbi dos Palmares, também na cidade do Rio de Janeiro - RJ, sua figura será homenageada através da lavagem do busto (que foi encontrado pichado, provavelmente por vândalos e delinquentes, nesta última Quinta-Feira!), que fica na Praça Onze, pelo Afoxé Filhos de Ghandi e a capoeira do Quilombo do Mestre Arerê.
Ainda no Rio, em Padre Miguel, onde está outra estátua do líder revolto que lutou até a morte pelo Quilombo dos Palmares, a celebração promete reunir 100 mil pessoas ao longo do dia,...
Sendo democrático, é excesso de reverência somente fomentar a imagem de Zumbi, pois também devemos saudar João Cândido, líder da Revolta da Chibata. O conflito completa 100 anos na segunda-feira, 22 de Novembro, e o almirante negro, que lutou pelo fim dos castigos físicos aos marinheiros, quase todos negros, também é exaltado em peças públicas e gratuitas por diversas regiões do Brasil.
--- “Não foi só Zumbi que lutou... Muitos, como João Cândido, também foram heróis.
A vitória de Obama nos EUA mostrou que a excelência não escolhe raça!”
, defende o artista plástico Ronaldo Rego, que mergulha na história para fazer as telas que expõe.
A Fundação Progresso também é palco do encontro entre os grupos Farofa Carioca, Revelação e MC Marcinho. Observem que sou um Paulixxxxxta, Urbanóide, e que a introdução a este artigo possui uma brisa marinha típica da orla da Guanabara.
Quase se lê a introdução deste artigo puxando os 'S's e os 'R's... Explico:
Na cidade do Rio de Janeiro - RJ, mais precisamente as comunidades que vivem sobre os morros e encostas, são massacradas socialmente pelas grandes mídias, como no filme 'TROPA DE ELITE', que sempre apresentam um cenário deturpado do morro, com pessoas, famílias, moradores, na sua grande maioria, negros e pardos (afrodescendentes!), TODOS com algum tipo de deficiência moral e ética. Nestas comunidades, além de negros de boa índole e caráter, residem muitos brancos e pessoas de bem, mas o rótulo social, na prática, fomenta a imagem do 'negro ladrão e traficante que mora no morro'.
Enquanto isso, em Miami - EUA, o ator Wesley Snipes recebeu ordens para começar a cumprir sua pena de três anos de prisão por sonegação fiscal, depois de um juiz da Flórida rejeitar seu recurso por um novo julgamento. Snipes havia sido condenado originalmente em 2008 por três violações das leis tributárias.
Em inúmeras situações e momentos da vida, Snipes deve ter passado por algum tipo de pressão social e racial, mas hoje sonega impostos! Ele é um 'Negro que chegou lá!', mas subliminarmente fomentam a 'deficiência moral e ética' que o fez sonegar impostos.
Nesta esfera, continuo afirmando que festejar e comemorar oficialmente o Dia da Consciência Negra, definitivamente, é aumentar o problema, aumentar a distância entre o morro e a praia de Copacabana, ou Ipanema, e acima de tudo, continuar desmerecendo e prejulgando pessoas, apenas pessoas como você, que está lendo este artigo, ou eu, que reservei a madrugada de 19 para 20, no intuito de escrever e defender a igualdade entre as pessoas, literal e definitiva.
Não fico indignado somente com as diferenças entre brancos e negros, mas com qualquer tipo de diferença racial, étnica, religiosa, moral ou social... Educar para prevenir é a melhor solução, pois combater apenas infla a energia que envolve o racismo e o preconceito!
Em minhas pesquisas sobre o tema, me deparo com a informação que as autoridades haitianas e a comunidade internacional estão preocupadas pela situação gerada no Haiti devido a cólera, que deixou 1.186 mortos em um mês e tem provocado protestos contra a Missão da ONU no país, acusada de originar a epidemia. A situação do Haiti alertou a Assembléia Geral da ONU, que nesta Sexta-Feira anunciou em Nova York que se reunirá no dia 3 de Dezembro para analisar os eventos na nação caribenha.
Isso significa que até o dia 3 de Dezembro, só um pouco mais que uma semana, os haitianos (em sua quase grande maioria, Negros!) devem esperar, sem água, sem comida, sem abrigo, sem condições de saúde e expostos a uma epidemia de cólera, enquanto as autoridades, a comunidade internacional e órgãos envolvidos analisam a calamidade, dentro de ternos e gravatas assinadas por estilistas internacionais, em salas e auditórios aconchegantes, climatizados com ar condicionado e purificadores de ar...
BASTA!
Voltando à hipócrita comemoração do Dia da Consciência Negra, municípios Paulistas como Araçatuba, Batatais, Guarulhos, Itanhaém, Itaquaquecetuba, Jardinópolis, Jaú, Marília, Sorocaba e Tupã participarão do mutirão de testes de HIV, realizados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, como parte dos eventos comemorativos organizados pelas referidas prefeituras. A iniciativa faz parte de uma campanha que pretende incentivar o diagnóstico precoce do vírus. Para o coordenador-adjunto do Programa Estadual de DST-Aids, Arthur Kalischman, é fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste.
A secretaria estima que sejam realizados mais de 120 mil exames -- entre eles 20 mil testes rápidos que duram cerca de 15 minutos -- até o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS. Mas todos sabem o quanto um indivíduo soro positivo sofre com o preconceito sexual e social, e é importante novamente ressaltar que 'Combater a AIDS', da mesma forma que combater o racismo e o preconceito em geral, de toda forma, só faz aumentar a distância entre o Homem e o próprio Homem...
Prevenir, Educar, Planejar, Inserir...
Tais benesses trariam uma economia danada!
No entanto, lamento informar que as diferenças sociais e raciais tendem a se manter ou aumentar. O ministro da Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Eloi Ferreira, anunciou nesta última Quinta-Feira, dia em que se comemorou os 122 anos da Lei Áurea, a criação de 250 bolsas de pós-graduação para alunos negros ou pardos, e um aumento de 200 bolsas do Pibic (Programa de Iniciação Científica), que passarão de 600 para 800 em 2011. O ministro destacou que, apesar de o sistema de cotas não ser obrigatório no Brasil, 91 universidades públicas do país adotam a reserva de vagas no vestibular para alunos negros. Ele também anunciou o lançamento de um selo para identificar as instituições de ensino que promovem a Lei nº 10.639, de 2003. O texto tornou obrigatória a inclusão da história do povo negro e suas contribuições culturais, econômicas e sociais para o país no currículo de ensino infantil, fundamental e médio. Para Eloi Ferreira, tais ações ajudam a corrigir injustiças e distorções históricas.
--- "A promulgação da Lei Áurea não foi acompanhada de uma inclusão educacional, habitacional e social... Isso faz com que até hoje os negros continuem na base da pirâmide social!", afirmou. O ministro defendeu também a criação do Estatuto de Igualdade Racial, que já foi aprovado pela Câmara e aguarda votação no Senado.
--- "Essa lei será como um segundo artigo da Lei Áurea. Ela garante o respeito às religiões de matriz africana e garante a possibilidade de acesso à terra aos remanescentes quilombolas!", destacou.
Me parece que o Negro necessita de muletas?
São necessárias cotas e estatutos
para o Negro 'ser gente' e ser respeitado?
Na prática, a raça negra possui mais Melanina do que o restante das raças conhecidas, e apenas por um julgamento social falho, a cor determina o caráter?
O Negro precisa lutar para garantir direitos e deveres?
Estamos cercados de brancos, nórdicos, louros, inteligentes e isentos de deficiências morais e éticas que não se fartam de massacrar os menos favorecidos (muitos destes, Negros!) somente para garantir sol e sombra, enquanto que o Brasil hoje se manifesta a favor da consciência, da igualdade, da hipócrita, descabida e dispensável
comemoração do Dia 'Afrodescendente' da Consciência!
A vida é assim...
E assim se segue...
NAMASTE!

1 Comentário

Tamara disse...

Como representante das classes excluídas acho que certas ações se fazem necessárias, mas lembro que existe uma linha tênue entre a conscientização e o reforço do sentimento de exclusão.
Muitas vezes, na intenção de estabelecer os direitos, acabamos por reforçar o preconceito e acabamos sendo taxados como os responsáveis pela exclusão que sofremos.
Entendo quando se fala da implantação da imagem deturpada do negro na sociedade, mas não acho q o filme "TROPA DE ELITE" seja infiel a realidade do morro. Obviamente que existem várias pessoas boas na favela, pessoas trabalhadoras e de caráter ilibado, porém esse não é o foco do mesmo. Em compensação uma grande emissora, famosa por suas novelas de qualidade cinematográfica mostrou a um tempo atrás uma família de negros, que embora ricos eram completamente desestruturados. O pai era um político corrupto, a filha uma socialyte alienada, mimada e egoísta e o filho um alcoólatra reforçando a falsa idéia de que o negro, mesmo quando alcança as classes mais altas, não pode ter caráter ilibado, vulgarmente falando, quando não c... na entrada, c... na saída.
Tomara que os meios de comunicação mudem isso.
Que nós sejamos respeitados, independente da condição social, da cor da pele, do gênero. Que possamos ocupar nosso espaço sem ver narizes tortos por conta disso.
Espero sinceramente que um dia não seja necessário criarmos dias de consciência, seja ela do que for, para sermos tratados como todo o restante.

Postar um comentário