terça-feira, 22 de julho de 2008

Por Gentileza?

Nestes tempos de muita preocupação consigo mesmo, e de pouco tempo para o outro, de tempos "sem-tempo", quero chamar a atenção para uma virtude que anda meio esquecida: a gentileza.
Gentileza que não quer dizer fraqueza, que não quer dar conotação de “puxação de saco”, e nem sequer é virtude só para mulheres. Gentileza que significa cortesia, amabilidade, fidalguia, bom tratamento. Tem um poder muito grande e tem relação direta com a inteligência bem como denota elevação moral.
Muitos se desculpam dizendo "não tenho tempo para estas coisas". Porém, sempre é tempo para uma palavra de amizade, para um telefonema cordial, para um sorriso de afeto, dirigido mesmo àqueles que parecem endurecidos e impermeáveis às boas maneiras.
A gentileza depende do hábito. Comece hoje a cultivá-la. Há muitas maneiras de adquirir esse hábito, mas é necessário ter disciplina, disposição e força de vontade. Pode-se ser gentil com os superiores, mas é muito mais difícil ser gentil com os subalternos ou com os familiares e amigos próximos, e são esses últimos justamente aqueles com quem acabamos desdenhando as regras da conduta sadia.
Pode-se ser gentil no trânsito, com os transeuntes, em casa, no trabalho, em todos os lugares. Mas cada vez é mais raro ver-se, por exemplo, uma pessoa que dê lugar a outra dentro de um ônibus lotado, ou em uma fila, pessoas ajudando outras a carregar sacolas, a levantar objetos caídos, a ajudar um idoso a atravessar a rua, ou a empurrar um carro que não pega. As pessoas alegam que não têm tempo, mas na verdade o tempo nós criamos. Quantos de nós passamos horas à frente dos tele-jornais e das novelas e alegamos falta de tempo para agradecer uma carta, um e-mail, um convite ou um favor recebido.
Outro cuidado que não temos: quando precisamos fazer um telefonema, não cogitamos se estamos a incomodar o outro na hora em que ele pode estar mais ocupado. É importante que não façamos ligações em horas tardias, nem tomemos o tempo por mais de dois minutos em assuntos triviais. Quando esses pequenos gestos de fraternidade e reconhecimento vão sendo esquecidos, a pessoa vai ficando fria e áspera, acreditando que todos devem ser gentis para com ela, mas esquecendo que esse dever é recíproco e que devemos dar o primeiro passo.
"Muito Obrigado", "Por Favor", "Está ótimo o seu café!", "Bom Dia", "Boa Tarde", "Desculpe", “Boa Noite”, são expressões que estão se ouvindo cada vez menos.
Nosso teste permanente é com os familiares. No tom de voz, no tempo que lhes damos, nas pequenas atitudes para com o cônjuge, seja oferecendo-se um dia para enxugar a louça, para passar o aspirador, ou surpreendê-lo com um café na cama. Nosso exemplo é seguido pelos filhos. Não podemos chamar-lhes a atenção por tratar rispidamente a empregada se nós próprios não os ensinamos, pelo exemplo, a respeitar e a pedir "Por Favor” mesmo àqueles a quem pagamos para trabalhar para nós.
Outra maneira de demonstrarmos nossa civilidade é a forma como tratamos o pedinte. Mesmo que não possamos lhe dar nada, o importante é tratá-lo como ser humano, sem diminuir-lhe ainda mais a sua dignidade. Se não pudermos orientá-lo ou ajudá-lo, pelo menos vamos vibrar positivamente, em silêncio, certos de que o nosso pensamento poderá suavizar o seu padecimento.
Já não se fala do respeito aos animais ou à Natureza que apenas o ser mais evoluído espiritualmente consagra na forma devida. A gentileza tem um pouco de renúncia e muito a ver com a generosidade, que é irmã da caridade... Por isso que quanto mais elevação espiritual, mais gentil seremos. Aliás, o culto à gentileza é uma preparação ao respeito e a cordialidade social, onde seres preponderam nos círculos de Espíritos mais conscientes.
O primeiro degrau do Pseudo-Paraíso chama-se gentileza. A pessoa gentil usa da inteligência e é por isso que é mais bem sucedida, sempre, ainda que não deva usar a gentileza com essa intenção oculta. A pessoa gentil tem paciência no ouvir as pessoas, mesmo aquelas cuja conversa parece não trazer nada de útil. Segundo Chico Xavier, às vezes é preciso peneirar muito cascalho para se obter um grama de ouro.
Mas em toda conversa sempre há alguma coisa que se aproveite...
Por isso, um sinal nítido de inteligência é a pessoa que ouve, onde aumenta seus conhecimentos praticando a gentileza.
Engana-se o que pensa que a gentileza é própria da mulher. Precisamos progredir em tudo e por isso a afabilidade e a gentileza têm vez em qualquer pessoa e em qualquer lugar, demonstrando o longo caminho já percorrido.
Quando adquirimos o hábito da gentileza, esse proceder se torna uma segunda natureza. Agimos assim porque sentimo-nos bem, não o fazendo somente para se sentir virtuoso ou para que os outros admirem-nos. Ainda que você não acredite em tudo o que pode a gentileza, ainda que ache que tudo isso é exagero, se você for gentil, estará presenteando a si mesmo, porque tornará sua vida bem mais prazerosa.
E viver de bem com a gente mesmo já é um grande passo
para viver de bem com toda a Humanidade.
NAMASTE!

2 C O M E N T Á R I O (S)

Anônimo disse...

Infelizmente vivemos um tempo de psicoadaptação a indiferença pelo próximo. Com a visão limitada aos interesses próprios.
Quantos ao nosso redor que gritam através de seus getos, querendo demonstrar seu sofrimento, esperando uma ato solidário. Mas estamos tão ocupados, atarefados, que esse grito nos é imperceptível.
Precisamos libertar a criatividade afetiva para romper com o individualismo, surpreender os outros, navegando contra a psicoadaptação e demonstrando gestos de amabilidade, plantar sementes de gentileza, mesmo que não haja perspectivas aparentes de colheita, aguardar e colher com paciência, na certeza de que ao fazer o bem a alguém, o melhor fazemos por nós mesmos, presenteando-nos com Experência, Paz Interior e Consciência de que fizemos o melhor.

Foi inevitável ler este Post e lembrar da letra da música: Dê o seu melhor

Pare um minuto, olhe ao seu redor
Perdemos tanto com medo de sorrir
Por que há tão pouca emoção
Se um sorriso amigo faz outro existir
É tempo de se estender a mão
Pois buscamos juntos a mesma solução
Não devemos desanimar
Um mundo melhor só depende de nós

Pessoas vão sem direção
Nenhum ombro amigo, um pouco de atenção
Mas devemos ver com o coração
Que dar é bem melhor que receber

Dê o seu melhor
Isso é o que Deus quer
Faça alguém feliz
E alguém também fará por você.

Bjs

Anônimo disse...

Oi Cris

Este Post sobre Gentileza me fez lembrar de tantas e tantas vezes que você parou na rua pra ajudar um ou outro, por frio ou por fome!
Eu mesma presenciei várias, lembra?
Você é especial... tenho lindas lembranças!
Saudades... MUITA!
Beijo Lindo!

Postar um comentário