terça-feira, 5 de agosto de 2008

Puerilidade!

Pessoas pueris tendem a atribuir ao ambiente externo toda a razão do seu mal-estar, de seus problemas e dificuldades. Isso porque é mais fácil achar que o problema está fora e não dentro de si mesmo. Com isso elsa se colocam na posição de vítimas do mundo, vítimas das pessoas e vítimas de seus próprios problemas. Nesta posição elas não precisam fazer nada, sob a própria ótica, e ficam paradas e passivas, esperando que o mundo se modifique ou que as pessoas se modifiquem em seu próprio benefício. Assim então elas não se esforçam, não se empenham, não lutam, não crescem... só se lamentam.
Obviamente as lamentações não levam à parte alguma e têm, muitas vezes, o objetivo de instalar o sentimento de culpa no outro.
E por trás disso, têm também a proposição dessas pessoas que não querem crescer: "Eu sou assim... não vou mudar!". Dizer "Eu sou assim... não vou mudar!" mostra a falta de desejo ou a falta de condições para o crescimento emocional e para a maturidade. Se todo mundo raciocinasse assim, ficariam evidentes as posições cristalizadas e comodistas em relação a tudo na vida. "Eu sou assim... não vou mudar!"... quer dizer que os outros têm que mudar e isso é mais cômodo porque não será exigido esforço nem trabalho.
No convívio com pessoas deste tipo os outros tendem a embarcar nessa forma de manipulação e quase acreditam que tenham que mudar sozinhos para segurar o bem-estar e a harmonia. É claro também que pessoas deste tipo não tem consciência, ou preferem não ter, da igualdade de direitos entre todos os seres humanos. Dentro de sua imaturidade, seu egocentrismo lhe diz que os direitos são só seus e ela passa a querer tudo para si, esquecendo-se de que quem está a seu lado tem os direitos exatamente iguais e, comumente eles são invadidos e desconsiderados.
Além disso, são pessoas controladoras que temem a todo tempo perder o seu lugar e a sua identidade. Por isso, se fazem de vítimas, usam de chantagens, cobram, lastimam e dão muito pouco de si, para que exercendo o controle sobre os demais, ela tenha a ilusão de ser forte, de ser importante e de ser reverenciada.
No fundo, bem lá no fundo, nem ela mesma acredita em sua força e em sua importância, precisando então que, a todo tempo, alguém lhe prove que ela existe. Nem que seja à custa de chantagens e manipulações.
Acredite: pessoas pueris preferem assim, por simples acomodação e conforto!
Para essas pessoas, passar o bastão da responsabilidade aos seus fica mais fácil viver!
Desculpem-me... não há lugar para este tipo de energia em meu Universo!
NAMASTE!

Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Postar um comentário