terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Filhos(as) do Século XXI!

A geração que hoje passa pela adolescência e juventude tem características bem diferentes das anteriores, e o imediatismo é uma das marcas mais presentes nas relações que envolvem amizade, namoro, família e relações interpessoais.
Internet, telefone celular e redes sociais são tão comuns que parece que a vida dos jovens muitas vezes está baseada numa comunicação instantânea e sem profundidade. É verdade que o computador e a Internet trouxeram muitos benefícios e crescimento para a humanidade.
O problema começou quando passamos a manter relacionamentos sempre à distância.
À medida que evoluímos em tecnologia e desenvolvimento, infelizmente vamos deixando para traz os hábitos e os costumes das nossas gerações passadas, e até mesmo a palavra "amigo" passou a ter outra conotação para os adolescentes quando surgiram as redes sociais, já que ali é possível alguém ter uma multidão de "amigos". Antes dessas redes, um amigo era geralmente uma pessoa muito próxima, alguém com quem se podia trocar confidências, desabafos, segredos, e contar em todas as horas.
Assim, os jovens acabam competindo por mais e mais amigos - pessoas que ele normalmente nem conhece. Possuir a maior lista de amigos, hoje, é status!
A quantidade e a aparência de felicidade são o mais importante para eles, não importando a qualidade deste processo. E como o "amigo" é agora apenas um número, ele pode ser trocado por qualquer motivo. Logo, a amizade fica descartável e o comportamento do jovem passa a ser coerente com o tipo de vida que ele vive: tudo rápido e descartável.
A verdade é que os adolescentes de hoje vivem num mundo
em que o ter e o mostrar se tornaram verbos de ordem.
O que resulta disto é que pouco se sente, muito se mostra e o jovem passa a acreditar que o que vê no outro é o que o outro é, e então começa a se sentir menos e a querer para si o que o outro mostra, sem pensar que aquilo é apenas uma imagem, não uma pessoa, é apenas "alguém" que "alguém" tenta mostrar para o restante do mundo!
Desse modo, o jovem passa a guardar angústias e querer mostrar que é feliz... Apenas "mostrar", pois está longe de "sentir"!
Com a superficialidade dos relacionamentos, ele não pode compartilhar sentimentos com os amigos e acaba isolado em seu Universo virtual. O que ele não sabe é que quando conhecemos e nos envolvemos com o outro, também passamos a nos conhecer melhor, aceitar a nossa humanidade e isto implica tempo, disponibilidade, renúncias, paciência, dedicação...
Experimentar estes comportamentos nos torna menos imediatistas, mais conscienciosos e pacientes. Se você ficou preocupado(a) com seu filho, calma. Os pais têm um papel importante, são referenciais. Então, dê o melhor exemplo, mantendo relacionamentos baseados em confiança e ensinando como é bom compartilhar sentimentos com os outros.
Ficar horas defronte ao computador ensinará qual postura a seu filho?

Você pode ajudar limitando e responsabilizando o jovem por determinados comportamentos, dividindo tarefas, apresentando-lhe o "perder para ganhar", e é importante que eles saibam que ter 999 amigos numa rede social certamente vale muito menos que a turma boa da escola ou faculdade, e vale absurdamente menos que aquele amigo que lhe oferecerá os ombros, o colo, e uma palavra de acalento, no momento de maior angustia e tristeza.
Preocupado(a) com o que você, subjetivamente ou até mesmo inconscientemente, vem ensinando para seu filho? Assista ao vídeo abaixo!

A vida é assim...
E assim se segue...
NAMASTE!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Mentalização no Presente do Afirmativo!

A vontade manifestada como firme determinação, na verdade, é a materialização de energias que, ao gerar em sua mente pensamentos intuitivos, se tornam palavras, atos e ações. Mas uma vez escolhido e determinado “O que vamos fazer”, temos de usar o poder da ação. A vontade, por si, não pode criar coisas. Porém, ela é a força mental que nos faz avançar rumo ao objetivo, até conseguirmos criar o que desejamos.
Pode acontecer de cometermos erro(s) no(s) projeto(s), pode acontecer de “a correia soltar-se da polia”, mas a força da vontade faz com que as coisas e os fatos retomem o bom andamento. Talvez os amigos falhem, mas a vontade sempre nos chama de volta ao caminho traçado. Os pequenos projetos individuais talvez falhem, porém o grande projeto – o grandioso objetivo rumo ao qual avançamos – jamais falha.
Mesmo que surjam pontos fracos de vez em quando, a força da vontade “emenda” essas falhas e nos permite avançar rumo ao objetivo. Mesmo quando um paciente é desenganado pelo médico, a força da vontade faz com que ele se agarre à Vida. Mesmo quando não parece haver mais esperança, a força da vontade faz com que a pessoa persevere no trabalho.
Superando os fracassos, transforme as derrotas em vitórias, e é verdadeira a afirmação:
“Conseguem vitórias aqueles que simplesmente acreditam!”.
A vontade é também uma força magnética, que fez de Henry Ford o “Rei do Automóvel”, de Thomas Edison um grande inventor, de George Washington e Abraham Lincoln grandes benfeitores da humanidade, de Goethe e Shakespeare escritores mundialmente famosos. Saiba, leitor, que sua vontade possui um sutil poder atrativo.
A vontade e sua força magnética fez de Hitler aquele que todos conhecem, mas a vontade o fez um grande e absoluto líder, apesar dele ter canalizado a "vontade" para um caminho que não merece comentários.
A vontade fervorosa tem a força de mover as pessoas e fazê-las agir a seu favor, mas basta que o ego e a ganância interfiram para que toda a força criadora tome um curso indesejado.
A sorte sorri para as pessoas que têm coragem e determinação, abençoando os corajosos.
Se você deseja ser respeitado, precisa mostrar o seu grande ideal.
Se você quer que o ambiente ao seu redor atenda às suas exigências, deve tomar a decisão de assumir hoje, neste momento, a posição de senhor de si mesmo e do seu ambiente.
Hoje, agora e sempre você deve estar com a sensibilidade especialmente aguçada para captar a Suprema Sabedoria da Providência. Tu és capaz de escolher o que será melhor para você e para os outros. Você escolhe isto ou aquilo, mas deve mentalizar o “teor” do seu propósito.
Avance com determinação para atingir o objetivo. Hoje, agora e sempre não se intimide diante das pessoas e das circunstâncias, pois você sabe que é o(a) próprio(a) criador(a) das suas situações. Você é o(a) dono(a) do seu destino. Você é livre para pensar e agir como quiser.
Sinta a força da Providência agindo dentro de ti, uma força misteriosa fluindo para o seu interior.
A sua firme vontade é uma espécie de imã que atrai tudo que lhe é necessário. Este imã atrai bons amigos que jamais se afastarão de ti.
Tenha alma destemida, recebendo a revelação da Verdade Suprema.
Em suas obras, demonstre sempre a sabedoria vinda da Providência.
Hoje, agora e sempre tenha consciência da sua força infinita criadora da expansão de seu próprio Universo, e com essa força que caracteriza as pessoas repletas de Amor e Sabedoria da Providência, desempenhe a função que lhe cabe nesta vida. Você possui a vontade de vencer, sempre conseguindo realizar seus propósitos e, por isso, consegue alcançar o seu objetivo conforme a Vontade da Providência!
Você é o que pensa de si mesmo(a)!
NAMASTE!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A Fronteira!

No exterior de Meu Cazzzulo, hoje completo o 37o. ciclo, que se apresenta subjetiva e cognitivamente na forma de um divisor de águas, um antes e depois, uma fronteira entre o que foi, o que aprendi e o que vou construir. Adormeço com os pensamentos nessa fronteira, e sonho com a estrada onde os cavalos correm com o vento, livres da idéia de que precisam ser domados, livres do arquiteto de carrosséis, livres do arreio social, livres...
Após um sono profundo, onde metáforas definem as energias que me cercam, acordo novamente fomentando pensamentos na fronteira, e continuo materializando energias e sonhando e com a estrada livre de julgamentos e pesares, livre da comparação do ontem que massacra o hoje e que prevê o amanhã.
A realidade é apenas uma convenção, uma antiga e eficiente superstição pseudo alicerçada na razão. A fronteira é apenas um espelho que nós mesmos construímos para deslumbrarmo-nos, para aguçar a necessidade de ir além, não fisicamente, mas ir além rumo à expansão de horizontes e de nosso Universo consciente e inconsciente.
Por isso que é preciso ir além de si mesmo, além de nossas fronteiras, derrubar nossas cercas, desligar todos os sistemas de segurança, livrar-se de todas as amarras, de todas as pressões, de todas as aflições, simplesmente deixar-se livre no sentido de seguir adiante!
Atravessar o espelho é deixar-se para trás, pois é assim que o cavalo esguio se livra do carrossel, é assim que o galopante domina o domador, é assim que se elimina a idéia de que estamos condenados a prisão das limitações impostas por nós mesmos, por julgamentos externos e pela hipocrisia da sociedade. Não é essa a nossa condição!
A liberdade é o maior dom que temos, o Livre Arbítrio é o nosso maior poder de realização. A realidade nada mais é do que a materialização de nossos atos, palavras e ações provenientes de nosso livre caminhar, de nosso livre pensar, de nosso livre agir e, definitivamente, de nosso Livre Arbítrio!
Deixe que a liberdade se torne um alimento para seu coração e para uma coragem que possa abrir e expandir seu horizonte, não somente focado em uma pessoa, em uma coisa, em alguém ou em algo, mas para toda a expansão sadia de seu Universo.
NAMASTE!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2010!

Mais um ciclo ao redor de nossa Lua Grande...
Mais uma volta ao redor do astro que nos fornece energia...
Pensei em escrever algo, devanear mais uma vez, só pra variar, mas nada que eu publicasse em homenagem ao ano que se inicia seria o suficiente, diante de um texto que recebi de uma pessoa muito próxima no grau biológico, distância interestadual em grau físico, mas ao meu lado no mais alto grau fraterno. Escritor, Diretor de Cinema e Fotografia, Existencialista, Humanista, atualmente envolvido nos meandros da Nanotecnologia, Nanociência e estudos sobre a manipulação generalizada de elementos em escala nanométrica, majoro neste artigo a bruta matéria que figura no espírito decrépito e catedrático de meu irmão, Alexandre Quaresma. Nas laboriosas e concorridas horas de seu dia, reservou um "nanomomento" para articular e almejar com lisura as palavras e sentenças que sagro neste artigo.
Em meio às obscuridades de Heráclito de Éfeso, sob as geniais minutas de Anatole France, aclamando o estilo e desenvoltura da pena inapagável de Xavier de Maistre e amparado por Thiago de Mello, proferiu tais desejos e anseios à minha pessoa, regado por um provável Porto ou algum Senhor Escocês de 18 anos.
Na infância de 2010, com uma gota venturosa da solução 'água, sais minerais, proteínas e gordura', vulgar e humanamente chamada de lágrima, compartilho e desejo em dobro aos meus leitores o que meu Mano Cabista exteriorizou-me de seu coração metafórico.

__________
Os Estatutos do Homem
(Ato Institucional Permanente)

Artigo I.
Fica decretado que agora vale a verdade.
que agora vale a vida e que, de mãos dadas,
trabalharemos todos pela vida verdadeira.

Artigo II.
Fica decretado que todos os dias da semana,
inclusive as terças-feiras mais cinzentas,
têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

Artigo III.
Fica decretado que,
a partir deste instante,
haverão girassóis em todas as janelas,
que os girassóis terão direito
a abrir-se dentro da sombra,
e que as janelas devem
permanecer, o dia inteiro,
abertas para o verde
onde cresce a esperança.

Artigo IV.
Fica decretado que o homem
não precisará nunca mais
duvidar do homem.
Que o homem confiará no homem
como a palmeira confia no vento,
como o vento confia no ar,
como o ar confia no campo azul do céu.

Parágrafo Único:
O homem confiará no homem
como um menino confia em outro menino.

Artigo V.
Fica decretado que os homens
estão livres do jugo da mentira.
Nunca mais será preciso usar
a couraça do silêncio
nem a armadura de palavras.
O homem se sentará à mesa
com seu olhar limpo, porque a verdade
passará a ser servida antes da sobremesa.

Artigo VI.
Fica estabelecida, durante dez séculos,
a prática sonhada pelo Profeta Isaías,
o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida
de ambos terá o mesmo gosto de aurora.

Artigo VII.
Por decreto irrevogável
fica estabelecido o reinado permanente
da justiça e da claridade, e a alegria será
uma bandeira generosa para sempre
desfraldada na alma do povo.

Artigo VIII.
Fica decretado que a maior dor sempre
foi e será sempre não poder dar-se amor
a quem se ama e saber que é a água
que dá à planta o milagre da flor.

Artigo IX.
Fica permitido que o pão de cada dia
tenha no homem o sinal de seu suor.
Mas que, sobretudo tenha sempre
o quente sabor da ternura.

Artigo X.
Fica permitido a qualquer pessoa,
a qualquer hora da vida,
o uso do traje branco.

Artigo XI.
Fica decretado, por definição, que o homem
é um animal que ama e que por isso é belo,
muito mais belo que a estrela da manhã.

Artigo XII.
Decreta-se que nada será obrigado nem proibido,
tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes
e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.

Parágrafo único:
Só uma coisa fica proibida:
amar sem amor!

Artigo XIII.
Fica decretado que o dinheiro não
poderá nunca mais comprar o sol
das manhãs vindouras.
Expulso do grande baú do medo,
o dinheiro se transformará em uma
espada fraternal para defender o direito
de cantar e a festa do dia que chegou!

Artigo Final.
Fica proibido o uso da palavra liberdade,
a qual será suprimida dos dicionários
e do pântano enganoso das bocas.
A partir deste instante a liberdade
será algo vivo e transparente,
como um fogo ou um rio,
e a sua morada será sempre
o coração do homem.
__________
Um maravilhoso e próspero 2010 à todos!
NAMASTE!