quinta-feira, 11 de março de 2010

Decepção proporcional à Expectativa!

Infeliz daquele que, nos primeiros instantes de uma ligação amorosa, não acredita que ela vai ser eterna!
É necessário que se exija muito de si e espere pouco dos outros, pois assim, evitarás muitos aborrecimentos.
A expectativa é proporcional à decepção e, às vezes, construímos sonhos em cima de grandes pessoas, o tempo passa, e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!
Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher qual sentimento desejo ter e o que fazer a respeito, pois, na prática, decepção é quando você risca em algo ou em alguém um xis preto ou vermelho.
Quando alguém decide trilhar um determinado caminho precisa ter a coragem suficiente para dar passos errados e compreender falhas alheias, apesar de doloridas.
As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que a Providência utiliza para mostrar a estrada. A maior decepção é aquela que vem de quem nunca esperamos. No entanto, tão difícil é achar uma esposa amorosa como encontrar um esposo sempre afável com a sua mulher. Às vezes é preciso uma decepção para aprendermos que a vida não é feita apenas de alegria, e sim de tentativas. A ilusão é o primeiro passo para a decepção, já que ninguém é perfeito.
Confie somente 20% em seus companheiros, e não será vítima da surpresa, da decepção, da traição e, se caso for, será tão esperada, tão imaginada por você, que não afetará seu cotidiano!
Da decepção só nasce dureza, do amor passional e compulsivo só nasce tristeza, e nestes casos não se sabe o que quer, não se sabe bem o que se tem, não se sabe o valor exato do que podemos perder, mas se sabe o que não se pode ter...
Depois de uma grande decepção a verdade parece deixar de existir e a memória traz à mente os momentos mais felizes que agora são vistos com olhos traídos. Inteligente é calar uma decepção, emudecendo os gritos de sofrimento, tornando-se indiferente, vingando-se simultaneamente. É válido salientar que o preço da excelência é a disciplina e o custo da mediocridade é a decepção, esta filha da expectativa, pura prova de que você esperava mais do que recebeu... Não espere, faça!
A decepção fere de leve a frase amorosamente dita, esquecendo-a, e nada convém que se repita... Sou humano, mas gostaria de ser como uma máquina, com o dilema pós-humano antecipado, que tivesse como desligar a função do sentimento e da decepção.
A vida é assim...
E assim se segue...
NAMASTE!

6 C O M E N T Á R I O (S)

Déia disse...

Decepção, por mais que saibamos que não devemos criar expectativas, é difícil não sonhar, não desejar, não subir aos céus...e aí, ela vem com tudo e nos atira de cara no chão...

Mas faz parte da vida!

Enquanto eu viver, vou sonhar, vou buscar, e se tiver que chorar...tudo bem... mas vou levantar e começar tudo de novo!

bjkas

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ disse...

É isso Déia...
A Providência mascara provações
e expiações com a maquilagem da decepção,
cabendo ao decepcionado vislumbrar
o lado positivo das lágrimas!
A vida é assim...
E assim se segue...
NAMASTE!

o imaginário humano sempre é narcísico, fermento das nossas expectativas inconscientes de encontrar a continuidade dos nossos desejos disse...

CRISTIANO, como sempre, acertando em cheio! É isto mesmo, sua reflexão sobre a proporção entre a decepção e a expectativa! Fazem coro c vc, entre outros, o budismo e a psicanálise; especialmente a psicanálise lacaniana. Freud afirma exatamente isto q tb a Déia disse: "...por mais que saibamos que não devemos..."; ou seja, o inconsciente nos organiza c tanta força qto o nosso consciente, e nem sempre saber que não devemos é suficiente p nos impedir. Lacan tb afirma a continuação deste dizer da Déia: "...é difícil não sonhar, não desejar..."; isto é, das três instâncias postas por Lacan como constitutivas da nossa psiqué - imaginária, real e simbólica - o imaginário é a instância psíquica NARCÍSICA POR EXCELÊNCIA! Se repararmos c atenção cotidiana, toda vez q imaginamos, nosso imaginário SEMPRE MELHORA o q poderia ocorrer, SEMPRE em direção aos nossos desejos pessoais! Daí, o seu POST-AJUDA está EXCELENTE: as expectativas precisam ser GERENCIADAS e não combatidas; as expectativas serão sempre expectativas, sempre botando mais azeitonas na nossa empadinha; gerenciar as expectativas é colocá-las lado-a-lado com o REAL, com a realidade, com o mundo, QUE SEMPRE É MAIS COMPLEXO DO Q SIMPLESMENTE PENSAMOS, QUE SEMPRE TEM MIL DIREÇÕES QUE NÃO A DIREÇÃO DOS NOSSOS DESEJOS, QUE SEMPRE E POR ISTO MESMO SEMPRE É MAIS ALTERIDADE DO QUE CONTINUIDADE DO QUE QUEREMOS! Viva o CRISTIANO, viva o CAZZZULO! Bjo e continue MANDANDO VER!!!

para vc tb !!! disse...

_()_

Mirtes disse...

Hummm amigo...
Quem te decepcionou?
Está doendo hein?!?
Se te decepcionou
significa que não te merece...
Levanta essa cabeça... Tenho saudades de
seus textos positivos e alto astral!
Beijo no seu S2!

Unknown disse...

Vc diz no seu texto o q sentimos e queremos todos os dias expressar. A nossa dor só interessa a nos mesmos, nossas mesmices e mediocridade tb. Mas como se expressa com facilidade e lisura! Amei ler. Bjs

Postar um comentário