quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mitos!

Atualmente vem crescendo a galope o número de pessoas com a preocupação e a busca por conhecimento no âmbito espiritual. Ao mesmo tempo em que as pessoas passam a prestar mais atenção às coisas do espírito, outro fenômeno ocorre: a intolerância com a busca espiritual dos outros. Como estudioso sobre o assunto, bem como suas adjacências, recebo revistas, encartes, e-mails, até mesmo cartas e panfletos tentando provar que tal caminho é melhor que o outro, que tais dogmas e filosofias são superiores a outras, e na grande maioria, contendo uma série de regras para atingir “a iluminação”.
Em virtude do volume crescente deste tipo de tentativa de manipulação de massa,
decidi escrever um pouco sobre aquilo que considero perigoso nesta busca.

Mito 01: A mente pode curar tudo!
Isso não é verdade, e prefiro ilustrar este mito com uma história, descrita por Paulo Coelho, em seus louváveis e surpreendentes escritos.
...Há alguns anos, uma amiga, profundamente envolvida com a busca espiritual, começou a ter febre, passar muito mal, e durante toda a noite procurou mentalizar o seu corpo, usando todas as técnicas que conhecia, de modo a curar-se apenas com o poder do pensamento. No dia seguinte, seus filhos, preocupados, pediram que fosse a um médico, mas ela se recusava, alegando que estava “purificando” seu espírito. Só quando a situação ficou insustentável foi que aceitou ir a um hospital, e ali teve que ser operada imediatamente.
Diagnostico: Apendicite!
Portanto, muito cuidado:
Melhor às vezes pedir que a Providência guie as mãos de um médico,
que tentar curar-se sozinho!"... por Paulo Coelho
A sentença "A mente pode curar tudo" é deveras mal interpretada ou até mesmo deturpada por ignorância e falta de conhecimento. A mente é capaz, SIM, de manter uma qualidade plena de saúde física e mental, mas absolutamente preventiva. A partir do momento em que percebemos alguma enfermidade, tal status nada mais é do que um aviso da Providência, apontando algo de errado, utilizando seu corpo físico como ferramenta de alerta. Ao mantermos nossa mente e nossos pensamentos focados na qualidade de vida que merecemos, categorizando predicados ao corpo e à mente, nada nos abala e tampouco abalará. Mas no momento que nos fragilizamos por quaisquer situações, sejam psíquicas, físicas ou até mesmo espirituais, as portas se abrem e possíveis incômodos, indisposições, moléstias ou até mesmo enfermidades graves podem surgir...
Portanto, atentemos para nossa qualidade de pensamento!

Mito 02: A carne vermelha
afasta a luz divina!
É evidente que, se você pertence fervorosamente ou acredita em determinada religião, terá que respeitar as regras estabelecidas. Judeus e Muçulmanos, por exemplo, não comem carne de porco, e neste caso trata-se de uma prática que faz parte da fé. Entretanto, o mundo está sendo inundado por uma onda de “purificação” através da comida.
Os Vegetarianos radicais, por exemplo, olham as pessoas que comem carne como se fossem responsáveis pelo assassinato de animais. Ora, as plantas também não são seres vivos, apesar de pertencentes à outra Mônada? A natureza é um constante ciclo de vida e morte, e algum dia seremos nós o alimento da terra. Portanto, se você não pertence a uma religião que proíba determinado alimento, coma aquilo que seu organismo pedir.
Do ponto de vista fisiológico/biológico, nosso organismo demora, em média, 72 horas para digerir algumas dezenas de gramas de carne vermelha. Obviamente, se pretendes desfrutar de uma bela peça de picanha suculenta, que não seja nos dias em que você cumpre com suas obrigações e compromissos religiosos e/ou espirituais, pois seu organismo estará focado em tal digestão, e isso acarretará em dificuldade de concentração.
Quero lembrar aqui uma breve passagem do Mago Russo George Gudjeff:
...Quando jovem, foi visitar um grande mestre e, para impressioná-lo, comia apenas vegetais. Certa noite, o mestre quis saber por que mantinha uma dieta tão rígida,
e Gurdjeff comentou: --- Para manter limpo o meu corpo!
O mestre riu, aconselhando-o imediatamente a parar com essa prática, pois se continuasse assim, terminaria como uma flor na estufa, muito pura, mas incapaz de resistir aos desafios e infortúnios das viagens e da vida!... por George Gudjeff
Como dizia o Profeta YeHoVaH, protagonista involuntário
da maior mentira dos últimos dois milênios:
--- O mal não é o que entra, mas o que é criado
pela mente e proferido pela boca do homem!

Mito 03: Deus é sacrifício!
Muita gente busca o caminho do sacrifício e da autoflagelação, seja mental ou física, afirmando que devemos sofrer neste mundo, para ter felicidade no próximo. Ora, se este mundo é uma bênção da Providência, por que não aproveitar ao máximo as alegrias que a vida nos oferta?
Estamos muito acostumados com a imagem de um Pseudo Cristo pregado na cruz, mas nos esquecemos que sua paixão durou apenas três dias, pois o resto do tempo passou viajando, encontrando as pessoas, comendo, bebendo, levando suas mensagens de tolerância, resignação, fé e esperança. E tanto foi assim que seu primeiro milagre foi “politicamente incorreto”: como faltou bebida nas bodas de Canaã, ele transformou água em vinho. Fez isso, no meu entender, para mostrar a todos nós que não existe nenhum mal em ser feliz, alegrar-se, participar de uma festa, pois a Providência está muito mais presente quando estamos na companhia de semelhantes.
Vale lembrar e citar as famosas telas azuis
apresentadas nas mídias de manipulação de massa:
--- Aprecie com Moderação!
Maomé dizia que “Se estamos infelizes, trazemos também infelicidade aos nossos amigos!"...
Buda, depois de um longo período de provação e renúncia, estava tão fraco que quase se afogou e, quando foi salvo por um pastor, entendeu que o isolamento e o sacrifício nos afastam do milagre da vida. Portanto, aplique o sacrifício apenas a seus bens materiais.
Quanto mais desprendidos da matéria, mais próximos estaremos da Providência!

Mito 04: Existe um único
caminho até a Providência!
Este é o mais perigoso de todos os mitos. A partir daí começam as explicações do Grande Mistério, as lutas religiosas, o julgamento do nosso próximo e a descomedida intolerância. Podemos escolher uma religião, uma crença, um dogma, uma doutrina, mas devemos entender que se o nosso irmão escolheu uma linha filosófica diferente, irá chegar ao mesmo ponto de luz que buscamos com nossas práticas espirituais. Todas as linhas de pensamentos filosóficos, religiões, crenças, doutrinas e dogmas apontam para o mesmo ponto, bastando apenas que você identifique-se com um deles.
É válido lembrar que em todos os caminhos encontraremos perguntas sem respostas, bastando-nos apenas trilhar o caminho que mais questões sanar. Finalmente, vale à pena citar que não é possível transferir de maneira nenhuma para o Padre, ao Rabino, ao Ímã, ao Pastor, ao Machi, ou até mesmo ao Sacerdote as responsabilidades de nossas decisões. Somos nós que construímos, através de cada um de nossos atos, a estrada até o Paraíso!
Sem lamentações, sem justificativas, sem culpas e julgamentos...
Não há sequer um inocente nesta morada... apenas responsáveis pelos próprios atos!
NAMASTE!

Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Postar um comentário