quinta-feira, 10 de junho de 2010

As Mãos!

Há mãos que sustentam e mãos que abalam...
Mãos que limitam e mãos que ampliam!
Mãos que denunciam e mãos que escondem os denunciados...
Mãos que se abrem e mão que se fecham!
Há mãos que afagam e mãos que agridem...
Mãos que machucam e mãos que cuidam das feridas!
Mãos que destroem e mãos que edificam...
Mãos que batem e mãos que recebem as pancadas por outros!
Há mãos que apontam e guiam e mãos que atrapalham...
Mãos que são temidas e mãos que são desejadas e queridas!

Mãos que dão com arrogância e mãos que se escondem ao dar...
Mãos que escandalizam e mãos que abafam os escândalos!
Mãos puras e mãos que carregam censuras...
Há mãos que escrevem para promover
e mãos que escrevem para ferir!
Mãos que pesam e mãos que aliviam...
Mãos que operam e que curam e mãos que amarguram!
Há mãos que se apertam por amizade
e mãos que se empurram por ódio...
Mãos furtivas que traficam destruição
e mãos amigas que desviam a ruína!
Mãos finas que provam dor e mãos rudes que espalham amor...
Há mãos que se levantam pela verdade e mãos que encarnam a falsidade!
Mãos que oram e imploram e mãos que devoram...
Mãos de CAIM que matam...
Mãos de JACÓ que enganam...
Mãos de JUDAS que entregam!
Mas há também as mãos de Simão, que carregam a cruz,
e as mãos de Verônica, que enxugam o rosto...
Todas são mãos físicas, mas com atos e gestos diferentes.
Onde, afinal, está a diferença?
Definitivamente não está nas mãos, mas no coração!
É a mente transformada que dirige a mão santificada, delicada, singela. É a mente agradecida que transforma as mãos em instrumentos de graça. Mãos que se levantam para abençoar, mãos que baixam para levantar o caído, mãos que se estendem para amparar o cansado. São como as mãos da Providência que criam, guiam, salvam, e que nunca faltam!
Existem Mãos... E mãos...
As tuas, quais são?!?
De quem são?!?
Para que são?!?
NAMASTE!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Preconceito & Discriminação!

O ser humano, ao longo de toda a sua história, manteve certo medo, ou até mesmo receio, pelas coisas diferentes do seu cotidiano. Sua análise era baseada em seus conhecimentos não contestáveis, pois não haveria sentido acreditar em outras verdades, se sua vida se manteve adequada no caminho considerado retilíneo até tal diferença surgir. Essa é a base para o Etnocentrismo, atitude de considerar seu meio e cultura superiores aos demais... Daí surge o preconceito!
O que se exige de um ser que possui o raciocínio é que, antes de ter um ato de discriminação, ele faça uma análise de tal diferença, para assim, poder compreendê-la. Como explanei anteriormente, não haveria sentido acreditar em outra verdade se a sua está adequada, pois tal verdade o faz criar certos conceitos para tal diferença, que logicamente estão “corretos”, criando-se conceitos precocemente, materializando o preconceito.
No entanto, salientemos que o preconceito não possui a obrigatoriedade de ser maligno, podendo este ser ingênuo, benéfico, inocente, etc. O ato de apresentar algum preconceito não é tão condenável, afinal, ele surge de acordo com seu nível de compreensão sobre algo, alguém ou alguma coisa, havendo uma diferença em "ser ignorante" e "saber, mas não aceitar".
O ignorante é aquele que se depara com uma diferença para seu mundo, desenvolvendo diversos preconceitos, até entender e aceitar tal diferença. Porém, quando este não a aceita, provavelmente desenvolverá atos de discriminação, condenáveis de acordo com a moral, ética e leis vigentes no ambiente que o cerca.
Como saber se tais diferenças são ou não algo de ruim?
Muitas pessoas respondem essa questão de acordo com sua moral ou crença, pois o ato de não saber lidar com as diferenças provém do Etnocentrismo. O correto, apesar de lamentavelmente improvável, seria analisarmos cada caso: se os mesmos não forem desrespeitosos com o próximo, forem sinceros e não impedirem a paz, não há motivos para se desenvolver algum preconceito negativo!
Mas o que ocorre com o ser humano? Este ser domina o orgulho e a alienação, se nega estar errado em alguma coisa, não percebendo que não é ele que está errado, afinal o natural do ser humano é ficar em grupo, estar em união com semelhantes, compartilhar dogmas e crenças e, portanto, errar em grupo! Fazem o ser humano acreditar no contrário de sua essência, o fazem adentrar grupos com alguma verdade suprema e os que estão de fora destes cenários estão errados, ou são profanos. É tudo uma questão de manipulação, mantida por si mesmo, pois a partir do momento em que tais verdades são “inquestionáveis“, serão mantidas, não por algum ser que a mantém por interesse, e sim porque a maior parte das pessoas estão inseridas nestas verdades. Tudo segue o caminho natural da mudança, mas não é certo que os injustiçados desenvolvam um preconceito aos que os vêem como “errados”, sendo correto mostrar o que eles possuem de bom, seja a cor, gênero, etnia, religião, sexualidade, etc...
Também há a necessidade de analisar o conceito de preconceito e discriminação. Não podemos exigir que uma pessoa entenda e aceite as diferenças, por questão de opinião, mas esta deve permitir o livre tráfego e a livre expressão de pensamento, pois o ato de discriminação é sinal de fraqueza e desrespeito.
OK... Já falei sobre o preconceito e a discriminação, e suas diferenças são básicas: o preconceito é a não aceitação e a discriminação é não permitir as diferenças com ações desrespeitosas e/ou excludentes!
Ambos são inseridos no intelecto das pessoas, mesmo que seja no seu subconsciente, pois o ser humano é sensível a mudanças, nunca permitindo-as, nem tampouco adaptações, desejando sempre que o mundo e os outros se adaptem a ele... Pensamento Ardil!
Concluímos que o preconceito envolve a negativa da auto-aceitação de erros e falhas, não sendo algo tão simples que se resolva apenas com uma pergunta “Por quê?”... Envolve muitas outras coisas...
E não podemos esquecer que não aceitar, sobre nenhuma circunstância, que alguém tenha qualquer tipo de preconceito também é uma atitude de discriminação.
Proponho neste artigo uma reflexão, apontando para TODAS as formas de preconceito...
Com os olhos da Providência, analisem o quanto são podres ao rotular coisas e pessoas!
Preconceito é a idéia... Discriminação é a idéia colocada em prática!
Em algum momento você pode não gostar de uma pessoa com determinada característica, feia ou bonita, bizarra ou estigmatizada... atos de preconceito. A partir do momento que você passa a proferir insultos ou qualquer outro tipo de atitude pejorativa, é discriminação.
Aprendemos que o preconceito leva à discriminação... Deficientes Mentais, como os autistas, são considerados inferiores e excluídos por aqueles que se consideram “normais”, ou "melhores", como acontece em divulgações por jornalistas, principalmente por autoridades e políticos midiáticos. O preconceito e a discriminação variam pela maneira com que cada cronista, colunista, apresentador de rádio ou televisão se expressam e, principalmente, quando exteriorizam o desprezo por determinados grupos portadores de alguma deficiência, da mente ou não, de algum grupo étnico, religioso, etc., encontrados em determinadas situações. Discriminação é um conceito mais amplo e dinâmico que o preconceito.
A discriminação pode ser provocada por indivíduos e por instituições, enquanto que o preconceito, só pelo indivíduo. A imprensa, sem generalizar é claro, principalmente a televisão, que precisa manter a sanha comercial mascarada de imparcialidade, não se preocupa com o conhecimento da causa que leva a reportar. Um jornalista, em nome da ética profissional, muitas vezes pressionado pelo manual de redação e ainda o fantasma do desemprego, embora bem intencionado, acaba cometendo equívocos lamentáveis por falta de conhecimento, partindo do princípio de que a sua fictícia missão de bem informar o impede, pelo menos, de saber o significado do que está falando.
Julgamentos rápidos são muito perigosos. A Psicologia diz que "os estereótipos são vistos como um mecanismo necessário para entendimento da informação". Por uma inexplicável falta de conhecimento, como o que acontece especificamente com o autista, que em nome da cultura do “achismo”, da influência de algumas pessoas públicas, da imprensa e principalmente no meio político, por achar a palavra incomum, sem ao menos buscar a realidade do que é, falam, rotulam e citam pejorativamente, provocando ferimentos difíceis de cicatrizar em quem nada tem a ver com a sua desinformação.
Rotular qualquer coisa ou pessoa, não importa o que ou quem, representa ignorância, e é um caso de covardia e crueldade. Devemos fomentar a espiritualidade em nossas vidas, antes que modismos descartáveis eliminem até os conceitos de família.
Barack Obama contrariou os estereótipos negativos a respeito dos negros, mas algumas pessoas contrárias a qualquer tipo de inclusão social já estão criando um subtipo de negros, os Profissionais Negros, em vez de contestar o estereótipo geral, neutralizando noções preconcebidas, como fizeram com caloura Suzan Boyle. A deficiência não faz parte da pessoa, pois se é bonita ou simpática, as outras riem das piadas e interagem com ela, de uma forma que facilita a interação social... Mas se uma pessoa não é atraente, é mais difícil conseguir todas estas coisas, porque as outras pessoas não a procuram.
A caloura Suzan Boyle já passou à categoria de profissional. Outros discriminados por situações parecidas foram extintos do meio artístico. Recentemente as preocupações do mundo se voltavam (e se voltam ainda!) para o vírus Influenza H1N1, mais conhecido como "Gripe Suína". O porco, que nada tem a ver com resfriado ou gripe, em muitos países está deixando de ser alimento. Está sendo discriminado, banido ou morto, e isso é preconceito!
Chega de rótulos... prendamos nossas atenções à essência!
NAMASTE!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

O lado bom da vida!

Uma coisa é certa:
Quando você está de bem com a vida, tudo ao seu redor lembra flores, tudo é mais perfumado, todos sorriem mais facilmente, os amigos aparecem de todos os lados, paixões brotam que nem feijão lançado ao chão, e a vida parece ser maravilhosa.
Você com certeza já ouviu frases como:
"Dinheiro atrai dinheiro!"
ou
"Quem tem sorte, ganha até dormindo!"...
Tais afirmações são corretíssimas,
já testadas e aprovadas pela vida!
Aliás, a vida é como aquela amiga poderosa, dona de muitos recursos e que faz tudo para agradar aos amigos... Sabe aquela pessoa que todos querem ser amigo? Pois é, a vida é igualzinha a essa pessoa, só com uma diferença: os poderes da vida são muito maiores,
e ela faz qualquer coisa para agradar quem está de bem com ela.
Mas como é estar de bem com a vida num mundo onde existem tantas traições, tragédias sem fim, violência até não querer mais e gente cuspindo ódio por todo lado? O segredo esta em procurar as coisas que agradem ao seu espírito e fazer coisas que não violentam o seu entendimento, que não ferem o seu lado humano.
Se pensar em uma pessoa te lembra amargura e raiva, pra que pensar?
Se você insiste em uma relação que só traz dor e tristeza, pra que continuar?
Se você anda triste, chorando pelos cantos, por que não sorrir?
Se você anda desanimado, sem estímulo e nem sabe pra onde caminhar, por que parar?
Se você anda muito sozinho, cabisbaixo e infeliz, porque não mudar?
A vida espera com mil agrados aqueles que descobrirem que estar de bem com ela é um prazer, um grande barato que começa pelo simples fato de descobrir que a vida é bela sim, que é composta de mil dores sim, mas com um milhão de alegrias,
cores,
cheiros,
sabores,
paixões... Pessoas!
Existem pelo menos mil maneiras de fazer diferente a mesma coisa que você faz todos os dias, assim como existem pelo menos um milhão de pessoas diferentes daquelas que te magoaram ou te fizeram algum mau!
Abrace a vida com alegria,
descubra o prazer das coisas simples,
feche o jornal que traz só violência... Leia um bom livro!
Descubra o lado bom da vida, das coisas, das pessoas e principalmente,
descubra o seu lado bom e nunca mais se separe dele...
NAMASTE!

terça-feira, 1 de junho de 2010

A Morte!

...a morte por si só é uma piada pronta!
A morte é ridícula!
Você combinou de jantar com a namorada, está em pleno tratamento dentário, têm planos para semana que vem, precisa autenticar um documento em cartório, colocar gasolina no carro e, no meio da tarde, MORRE!
Como assim?
E os e-mails que você ainda não abriu?
O livro que ficou pela metade?
E o telefonema que você prometeu dar à tardinha para um cliente?
Não sei de onde tiraram esta idéia: MORRER... A troco de quê?
Você passou mais de 10 anos da sua vida dentro de um colégio estudando fórmulas químicas que não serviram para nada, mas se manteve lá, fez as provas, foi em frente, sem contar a grana que gastou na cantina!
Praticou muita educação física, quase perdeu o fôlego, mas não desistiu...
Passou madrugadas sem dormir para estudar pro vestibular, mesmo sem ter certeza do que gostaria de fazer da vida, cheio de duvidas quanto à profissão escolhida ou imposta... Mas era hora de decidir, mesmo sob pressão, então decidiu, e mais uma vez foi em frente...
De uma hora pra outra, tudo isso termina, numa colisão na marginal, numa artéria entupida, num disparo feito por um delinqüente que gostou do seu tênis... Qual é? Morrer é um chiste!
Obriga você a sair no melhor da festa sem se despedir de ninguém, sem ter dançado com a pessoa mais linda, sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua música preferida.
Você deixou em casa suas camisas penduradas nos cabides, sua toalha úmida no varal, e penduradas também algumas contas... Os outros serão obrigados a arrumar suas tralhas, a mexer nas suas gavetas, a apagar as pistas que você deixou durante uma vida inteira, logo você que dizia: das minhas coisas cuido eu!
Que pegadinha macabra: você sai sem tomar café e talvez não almoce, caminha por uma rua e talvez não chegue à próxima esquina, começa a falar e talvez não conclua o que pretende dizer.
Não faz exames médicos, fuma um baseadinho inocente, bebe de tudo, curte costelas gordas, pessoas magras e morre num sábado de manhã.
Se faz check-up regularmente e não tem vícios, morre do mesmo jeito...
Isso é para ser levado a sério?
Tendo mais de cem anos de idade, vá lá, o sono eterno pode ser bem vindo, pois já não há muito mesmo a fazer, o corpo não acompanha a mente, e a mente também já rateia, sem falar que há quase nada guardado nas gavetas e, neste caso, OK, hora de descansar em paz!
Mas antes de viver tudo?
Morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas... Morrer é um exagero e, como se sabe, o exagero é a matéria-prima das piadas, só que esta não tem graça.
Por isso viva tudo que há para viver, não se apegue as coisas pequenas e inúteis da vida... A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.
Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos... Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida... Sonhe como se fosse viver para sempre, viva como se fosse morrer amanhã, vivendo uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez.
Mas, acima de tudo, viva no Brasil, onde o ano inteiro é primeiro de abril! (Até rimou!rs)
Perdoe... SEMPRE, sem hesitar!
NAMASTE!