terça-feira, 2 de março de 2010

Transmutando Vibrações - Alquimia!

Os alquimistas são os "filósofos da matéria" e têm por objetivo atingir a compreensão da natureza, dominar e conhecer suas leis, sendo hoje chamada a alquimia de "a arte de alterar ou utilizar as vibrações".
Na concepção alquímica, o Universo originou-se de uma substância única, indiferenciada (matéria prima ou quintessência), a qual polarizou-se em princípios ativo e passivo, derivando daí o mundo manifesto. Este azul alquímico (agente energético responsável por todas as formas de transmutação) corresponde ao conceito ocultista da luz astral, o mesmo veículo ao qual se referem os médiuns que lidam com cura espiritual ou materializações. A alquimia surgiu provavelmente no Egito, como sugere a raiz grega do nome (khemia = transmutação, fusão, mistura), e corresponde ao nome copta do Egito (Khem = terra negra), segundo Plutarco. Os árabes (que invadiram o Egito em 640 D.C.) incorporaram esse vocábulo na forma Al-Kimiya (transformação através de Alá).
O fundador mítico da filosofia alquímica é o egípcio Hermes Trismegistos (associado ao Deus Toth), mas a lenda cristã a atribui aos anjos, que ensinaram os segredos da natureza a alguns homens ao apaixonarem-se pelas mulheres terrenas.
Aos leigos, alquimia pode-se apontar tal confete às merendeiras de nossas instituições educacionais públicas, onde transmutam pó vitaminicamente enriquecido em leite, suco, sopa, ou refeição básica aos menos agraciados...
Um Salve à Madame Sirley, àquela que, do pó do Cacau, da Cafeína e da Soja, além da imensidão de suas diminutas ações, transmuta muito Amor, doação e resignação.
São quatro os postulados básicos da alquimia:
1) - A unidade do princípio material (matéria) e a matéria prima primordial (energia);
2) - Evolução da matéria, sendo que todos os elementos químicos/energéticos conhecidos são tomados como radioativos, uns mais, outros menos, de forma que ao longo de milhões de anos, mesmos os átomos considerados estáveis, sofrem transformações análogas à dos elementos instáveis;
3) - Os elementos químicos representam estados de evolução (sendo o ouro o mais perfeito);
4) - A transformação é o resultado de uma evolução natural ainda desconhecida ao homem, a qual é possível reproduzir semelhança em laboratório, sendo este trabalho ao mesmo tempo espiritual e material, do latim "ora et labora = reza e trabalha", de onde vem a palavra laboratório = labor + oratório.
Segundo Frater Albertus, "ervas, animais e metais - tudo cresce a partir da semente".
Esta "semente" é denominada 'spiritus' ou astra.
Os metais, como seres vivos, podem estar sujeitos a doenças diversas, como comprovam alguns experientes radiestesistas ou radiônicos, inclusive podendo tais elementos até "morrer", e geralmente os metais que empregamos em nossos processos industriais conhecidos, na verdade estão realmente mortos, uma vez que perderam seu 'spiritus'.
O uso de alguns destes metais `adoecidos´ ou de ligas metálicas cuja combinação se originam de metais de caracteres diversos, podem precipitar o surgimento de diversos males. Segundo a filosofia alquímica e os princípios da magia, os sete metais planetários são os que mais acumulam 'spiritus' de natureza análoga à "influência" planetária correspondente. Eles apresentam um ritmo energético oscilante, de acordo com a posição do astro a ele associado, sendo, de forma generalizada, o "biorritmo" do metal.
Como o lendário Hahnemann (fundador da homeopatia) comprovou, as coisas que são de alguma maneira semelhantes na natureza de suas vibrações tem por características afinidades salutares entre si. Isto é conhecido como "Princípio das Correspondências ou Concordâncias". Os florais e a homeopatia baseiam-se em princípios elementares da alquimia herbácea que, na verdade coloquial, considera-se alquimia vegetal, compondo-se da "Pequena Circulação", em contraposição à alquimia mineral ou "Grande Circulação".
Em ambas, o princípio ativo é a quintessência dos elementos impregnada num catalisador (água ou álcool). Transferindo tal conceito ao menor grau técnico, para oferecer o nosso arroz soltinho de cada dia é necessário que o elemento água, em contraponto com os elementos compostos do arroz, entrem em ebulição e transformação, apresentando-nos o mais famoso prato básico que acompanha os mais diversos préstitos conhecidos. Citando-lhes outro exemplo, porque não mencionar o açúcar que, em transmutação com o álcool natural da espiga proveniente do milho, do sorgo, do já citado arroz (que nos remete ao sake!), e de nossa famosa matéria-prima nativa, a cana-de-açúcar, oferta-nos um elemento combustível de substâncias, cuja liberação de energia proveniente da reação com o elemento oxigênio, se apresenta em forma de calor, chamas e gases que, por conseguinte comercial, faz girar a imensa roda da indústria gananciosa nacional e, por que não dizer, multinacional.
A alquimia é, antes de tudo, um sistema de autotransformação.
Transmuta Labor em Moeda e Empáfia...
Moeda em Consumo e Ganância...
Consumo em Necessidades e Miséria...
Necessidades em Energia e Dissipação...
Energia em Resíduos e Nímios Elementos...
E como diz nossa rainha poetisa Rita Lee: "Tudo vira bosta!".
O caminho é, ao mesmo tempo, espiritual e material. Existem duas vias para o pesquisador:
A via úmida e a via seca, ou mais atassalhadamente dizendo, a do sábio e a do filósofo. Uma é mais rápida do que a outra mas, no entanto, é muito mais arriscada. A transmutação ocorre livre na natureza e intriga diversos pesquisadores:
Como é possível que uma galinha, cuja ração é absolutamente carente de cálcio, possa gerar ovos, sabendo-se que a descalcificação de seus ossos não responde o suficiente para o processo?
Como um pinto recém-nascido pode ter mais cálcio do que a gema que o gerou?
Estes e muitos outros mistérios serão esclarecidos no dia em que o homem se debruçar sobre o conhecimento antigo, sobre os ensinamentos anosos, sem preconceitos, e estudá-los com afinco, como nos diz Fritjof Cappra, 'O Tao da Física', ou nos transmuta, subjetivamente, os tutores do Verbo, cuja Palavra é inerente e propositadamente confundida...
A vida é assim...
E assim se segue...
NAMASTE!

3 C O M E N T Á R I O (S)

Anônimo disse...

Grata pelo post, pois aprendi mais um pouquinho.

Beijocas

Tamara disse...

Transformar é preciso e dá prazer. Seja o alimento, o objeto de trabalho ou outros objetos.
É através da transformação que fazemos nossas oportunidades.
Será que encontramos a fórmula do ouro??? Talvez ela esteja, como a felicidade, dentro de nós e não conseguimos vê-la.
Bom texto!
bjus

poema mto lindo !!! é seu ?! disse...

"Transmuta Labor em Moeda e Empáfia...
Moeda em Consumo e Ganância...
Consumo em Necessidades e Miséria...
Necessidades em Energia e Dissipação...
Energia em Resíduos e Nímios Elementos..."

Postar um comentário